Review Smallville 9.01 – Savior
O período mais sombrio da história de Smallville começou com a estreia da 9ª temporada e a exibição do episódio 9.01 – Savior. Ainda bastante abalada com os acontecimentos que levaram a morte de Jimmy (Aaron Ashmore) e Davis (Sam Witwer), Chloe (Allison Mack) tenta encontrar Lois (Erica Durance) e ainda trabalha na esperança de reativar a Torre de Vigilância, agora com a ajuda do Dr. Hamilton (Alessandro Juliani), enquanto Oliver (Justin Hartley) permanece ausente também. Falando rapidamente em Oliver, nesse episódio vimos que ele começou sua saga por redenção após a morte de Jimmy, já que ele deixou de ser o Arqueiro Verde e agora passa a ser apenas o famoso playboy riquinho que está nas capas dos jornais. Ele sentiu que demais o golpe e resolveu se afastar de tudo, já que Lois conseguiu encontrá-lo em um galpão abandonado participando de uma luta bem ao estilo “Steel Cage” (como já vimos em várias outras séries, em The OC, por exemplo, quando seus personagens buscam uma alternativa de escapar da dor da perda de alguém querido). Voltando ao assunto, Chloe está muito diferente após tudo o que aconteceu e isso trouxe reflexos em seu comportamento, sendo que o principal deles foi o remorso causado pela perda de Jimmy e com isso ela pediu que Clark (Tom Welling) utilizasse o Anel da Legião para voltar no tempo e salvar Jimmy, mas ao fazer isso novamente ele estaria mudando o destino e isso traria consequências graves para o futuro de alguém, igual aconteceu quando ele salvou Lana (Kristin Kreuk) voltando no tempo e como punição seu pai morreu em seus braços. Ao negar esse pedido de Chloe, ela o lembrou que desistiu de muitas coisas por ele e percebeu que Clark já havia perdido totalmente seu lado humano e aceitado seu destino kryptoniano, fazendo com que a amizade dos dois sofresse um duro golpe de confiança.
Aliás, ao falarmos em confiança, lembro das primeiras cenas de Zod (Callum Blue) nesse episódio. Ainda conhecido como Major Zod, e sem noção nenhuma de como ele e seus seguidores vieram parar na Mansão Luthor, ele mostrou que mesmo ainda bem jovem tem um alto poder de persuasão em seus comandados, já que a principio dois de seus seguidores, Ref (Primo Allon) e Fiona (Sharon Taylor), se rebelaram por não saberem o que realmente estava acontecendo naquele momento e tiraram temporariamente a autoridade de Zod, o colocando juntamente com Tess (Cassidy Freeman) como prisioneiros. Tess sugeriu que ela e Zod unissem forças para descobrirem juntos o que estava acontecendo, e isso fez com que Zod tivesse a oportunidade de mostrar que realmente é um grande líder dentro de seu grupo, já que em seu discurso ele mostrou bastante intensidade e gana em encontrar as respostas que seus comandados tanto querem, convencendo todos de que aquilo era verdade e assim eles se ajoelharam perante seu grande líder. Tess foi bastante machucada durante esse período em que esteve presa dentro da Mansão Luthor durante suas sessões de interrogatório, mas nunca disse nada que pudesse ajudá-los, mas isso na verdade não passava de um plano organizado por ela mesma para descobrir mais sobre aquelas pessoas.
Quando Clark desapareceu por várias semanas, ele esteve fazendo seu treinamento com Jor-El (Terence Stamp), mas após um de seus resgates em Metropolis tudo se tornou mais difícil para ele. Clark encontrou Lois em um trem que descarrilou e isso fez com que sua concentração no treinamento fosse abalada, trazendo de volta um sentimento que antes estava esquecido, e isso fez com que Jor-El mostrasse a ele que era preciso se despedir das pessoas que ainda o prendiam ao seu passado humano para assim ter domínio completo de suas habilidades, inclusive para poder voar. Lois voltou do futuro e trouxe com ela uma assassina chamada Alia (Monique Ganderton), que estava atrás de Lois mais para conseguir se aproximar de Clark para concluir a missão de matá-lo. A justificativa de Alia era que Clark trairia seu povo exatamente 1 ano depois do dia 25 de setembro de 2009 e diante disso Alia voltou ao passado para eliminar Clark e evitar que isso acontecesse, mas após uma dura batalha ela acabou morrendo, mas a surpresa maior foi após isso termos visto Alia fazendo parte do grupo liderado por Zod, agora só nos resta esperar para ver que tipo de trama ela está preparando.
Lois voltou do futuro, mas ela ainda não sabia que ficou desaparecida por 3 semanas e apenas foi descobrir isso após conhecer seu mais novo colega de trabalho no Planeta Diário, o repórter John Corben (Brian Austin Green). E essa falta de lembranças do que aconteceu durante esse período em que esteve desaparecida teve seus primeiros sinais de volta ao final do episódio, quando Lois foi dormir e teve uma visão rápida de imagens e lembranças do que aconteceu onde vimos Oliver, com as mãos ensangüentadas, cavando o que parecia ser uma cova; Tess ajoelhada recebendo um colar das mãos de Zod, o que parecia ser uma espécie de “promoção” por seu empenho; Chloe correndo desesperada de alguém e após isso ela aparece morta; e por último Lois e Clark juntos no futuro, mas dando a impressão que aquela união foi o que causou toda essa “suposta traição” citada por Alia. E esse foi o final de um episódio que se mostrou ser bem interessante, com diálogos que mostravam bem o clima sombrio que se instalou na história, e com a expectativa que muitas histórias intrigantes ainda surgirão nessa temporada.
Você tem Twitter? Aproveite e siga o @cineseries, e não deixe de assinar nosso feed para nos acompanhar em tempo real!
Postado em: Reviews • Smallville