Review Smallville 8.22 – Doomsday
Esse episódio 8.22 – Doomsday, a season finale da 8ª temporada de Smallville foi marcante para mim porque explorou diversos pontos interessantes e deixou os fãs angustiados para descobrir logo o que vai acontecer após a cena final aonde vimos um “retorno” interessante logo para a estreia da 9ª temporada. Vou começar falando pelo retorno de alguns personagens que fizeram importantes participações na série, começando por Rokk (Ryan Kennedy), que voltou do futuro para alertar Clark (Tom Welling) que ele estava destinado a morrer e para cuidar de vez dessa situação ele contou com a ajuda de Bart/Impulso (Kyle Gallner) e Dinah/Canário Negro (Alaina Huffman) para dar vida ao plano de separar a besta Apocalypse do ser humano Davis (Sam Witwer). Como já havia demonstrado anteriormente, Oliver (Justin Hartley) sempre deixou claro que a melhor maneira de “cuidar” desse problema seria matando Davis, mas a virtude de Clark, que tantas vezes foi elogiada, dessa vez foi o que atrapalhou tudo nesse episódio. Oliver e Clark estiveram em lados opostos durante quase todo o episódio, apenas no momento da batalha entre Clark e Apocalypse é que Oliver disse que poderia confiar nele, mas até mesmo chegou a atirar um dardo com kryptonita para assim neutralizar Clark e conseguir matar Davis.
Por falar em Davis, isso nos leva aos momentos mais emocionantes do episódio, principalmente por todo o drama enfrentado por Chloe (Allison Mack), que teve um desfecho trágico. Primeiro por se ver na situação de fugitiva ao lado de Davis, só que nem mesmo sua presença conseguia acalmar Davis, conforme vimos após eles serem capturados pelo grupo de Oliver, e somente com o uso da kryptonita preta é que Chloe conseguiu separar o monstro de Davis. Todos se lembram que eu vinha comentando nos reviews do episódio 8.19 Stiletto e 8.20 – Beast que a participação de Jimmy (Aaron Ashmore) estava muito apagada e sem importância nenhuma para a série, pois o que vimos dele nesse episódio foi marcante. Em um curto espaço de tempo ele descobriu a identidade de Clark como o Borrão Vermelho-Azul e ficou incumbido de cuidar de Chloe e Davis enquanto Clark iria batalhar contra Apocalypse. Em uma cena emocionante, enquanto Jimmy e Chloe finalmente faziam as pazes e já começavam a repensar o futuro, Davis o atacou e, mostrando que seu lado mal não havia sumido quando foi separado de Apocalypse, partiu para cima de Chloe, mas Jimmy ganhou forças para matá-lo e salvar Chloe, que assistiu a morte dos dois homens que fizeram parte de sua vida nessa temporada, e assim revelando finalmente quem eram os dois personagens que morreriam nessa season finale.
Outro detalhe que posso destacar está na participação de Lois (Erica Durance), que esteve muito pouco tempo em tela, mas sua participação foi a que deixou a maior dúvida para os fãs. A começar por mais um emocionante telefonema recebido pelo Borrão Vermelho-Azul lhe dando a tarefa de publicar uma carta de despedida caso alguma coisa acontecesse com ele, depois porque ela acabou entrando em uma boa briga com Tess (Cassidy Freeman), que estava em busca do “globo” desaparecido da Mansão Luthor e acreditava ter sido Lois a responsável pelo roubo. Em meio a pancadaria, Lois encontrou o anel da Legião, dado por Rokk para que Clark usasse caso fosse preciso, e ao colocar em seu dedo ela desapareceu, deixando uma grande dúvida no ar: aonde Lois foi parar ao colocar o anel? Ainda é cedo para dizer que ela foi parar na mesma época dos outros membros da Legião, já que para isso ela teria que pensar no ano de 3009 para que isso acontecesse, mas também não podemos dizer que ela foi para o passado porque não temos certeza se o anel está programado para viagens ao passado como fez com Rokk. Outra dúvida que fica surgiu na última cena do episódio, quando o globo se manifestou novamente e dele apareceu no jardim da mansão o símbolo da Casa de Zod e dentro desse símbolo um homem sussurrando o nome “ZOD”. Ainda é cedo para dizer que aquele é realmente Zod, mas eu não acredito que seja já que é muito pouco provável que Zod, que estava preso dentro da Zona Fantasma, aparecesse sussurrando seu próprio nome, mas enfim, é só uma opinião minha e pode ser que esteja errado.
A batalha entre Apocalypse e Clark foi dura, mas confesso que esperava que durasse mais tempo, mas só nesse curto espaço de tempo tivemos a certeza de que se mais lutas como aquela acontecessem, a série ganharia ainda mais movimentação e emoção que faltou em alguns episódios. Quando a ameaça de Apocalypse explodiu junto com a usina geotérmica, restou a Clark a dor de aguentar as consequências por seus atos, o que nesse episódio podemos definir como lamentáveis, e admitir que Oliver estivesse certo o tempo todo e que, caso tivesse matado Davis desde o começo, Jimmy ainda estaria vivo. Talvez tenha sido esse o fator principal de Clark ter dito para Chloe que o lado humano é o que o enfraquece e que esse lado nele o impedia de ser o heroi que deveria ser. Somente quando a série retornar entre os meses de setembro ou outubro é que teremos o desfecho desse episódio, mas até lá muitas teorias irão aparecer, entre elas como ficará a situação entre Oliver e Clark após esse conflito entre os dois? Aonde Lois foi parar ao colocar o anel da Legião? Com Davis e Jimmy mortos, e Clark indo embora, qual será o futuro de Chloe na série? Quem é o misterioso homem que apareceu no jardim de Tess juntamente com o símbolo de Zod? Apocalypse realmente morreu naquela explosão? Criem suas teorias e façam suas apostas, pois teremos longos meses pela frente até a resposta de algumas dessas perguntas.
Não deixe de baixar a 4ª edição do podcast do CineSéries feito em parceria com o Fórum The Music Dude.
Você tem Twitter? Aproveite e siga o @cineseries, e não deixe de entrar na nossa comunidade do orkut.
Postado em: Reviews • Smallville