Review Lost (5.12) – Dead is Dead
Submarino.com.br

Review Lost (5.12) – Dead is Dead

lost5121Mas que fantástico episódio esse, concordam? Dead is Dead é, para mim, o melhor da temporada e um dos meus favoritos de toda a série. A base de tudo é o Ben, o personagem que, ao lado do Jack e do Locke, teve um crescimento excelente ano após ano. Benjamin Linus é a figura de Lost, é aquela que mais mistérios esconde e mais responde, onde aprendemos a temê-lo, a odiá-lo ou até mesmo sentir pena dele. Quando pensamos que ele está a dizer a verdade, é mentira, e vice-versa. Nunca sabemos qual o exacto momento no qual devemos acreditar nele!


Ao décimo segundo episódio temos o esperado confronto entre Ben e Locke, após o último ter sido vítima de assassinato pelo primeiro, duas vezes! A cara de Ben, maravilhosamente interpretado por Michael Emerson, é simplesmente magnífica e ver Emerson e O’Quinn a contracenarem juntos é mesmo gratificante. Lost é a minha série favorita, mas sei reconhecer que existem outras com melhor elenco, como por exemplo Damages, mas os dois anteriormente referidos merecem mesmo concorrer ao Emmy deste ano.


É nessa primeira conversa que Ben diz que precisa ser julgado pelo que fez, pela culpa que sente ao sentir-se responsável pela morte da sua filha, Alex. E quem o vai julgar? Aquele que menos imaginaríamos: o monstro da fumaça. Mas para chegar até lá, ele tem de percorrer um longo caminho… O primeiro entrave que os dois encontram é Caeser, que acaba por ser morto por Ben. Será que a sua personagem vai ficar por aí? Claro que não! Sempre que um figurante ganha um diálogo que seja em Lost, o mais provável é que este figurante seja explorado mais à frente.

 

lost5122


Após chegarem à vila dos Outros, deparam-se com uma sombra no quarto da Alex. Eu, nessa altura, só pensava: que seja a Claire, por favor! Infelizmente, não era ela, mas sim a Sun que fica perplexa ao ver Locke vivo. Lapidus decide abandonar o trio e acaba por ir embora, mas será que a ilha vai deixá-lo partir? Acho que não, embora a sua história já esteja contada e não existam mistério de roda da sua personagem. Miles e Faraday é que têm muito por dizer ainda, muito mesmo!


Na sua casa na vila, vemos o processo de libertar o mostro, algo que pensei que só veríamos na sexta temporada. Misteriosamente é Locke quem encontra o local onde o mostro está e onde Ben será julgado. Não foi surpresa quando percebemos que esse sítio é o mesmo que o mostro arrastou a equipa da francesa. Ao entrar lá sozinho, Ben é rodeado pelo fumo e tem visões das suas acções e acaba por ser absolvido com uma condição: seguir Locke. Está mais que claro que Lost tem uma mitologia egípcia, algo que me fascina bastante. Aquele julgamento faz-me lembrar um pouco o julgamento dos mortos, segundo a mitologia do Egipto.


Mas como se isso não fosse suficiente, tivemos ainda vários flashbacks interessantes que resolvem de uma vez só a história da saída do Widmore da ilha… e não só. Lembram-se das regras referidas no episódio 4.09, numa conversa entre o pai da Penny e Ben? Pois é, elas foram quebradas porque Widmore saía da ilha e voltava a seu belo prazer, sempre que lhe apetecesse, tendo mesmo uma filha. Contudo, o Ben descobriu tudo e mandou exilar o Widmore.

 

lost5123


Mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro quando voltou com os Oceanic 6 para a ilha, acabando por quebrar as mesmas regras que Charles quebrou. Estão os dois agora em pé de igualdade? Será que o Jacob tem tanto desprezo por um como tem por outro? Isso não sabemos, mas que vamos descobrir, disso tenho a certeza. Mas toda essa história do Widmore está a gerar uma pequena polémica devido aos erros de continuidade. Ora se ele na conversa com Ben no episódio 4.09 disse que saiu da ilha há 20 anos atrás, estamos em 1987 quando o Widmore saiu. Mas se a Dharma só foi destruída em 1992, como é que ele usava o submarino nessa altura. Provavelmente exagerou quando disse 20 anos ou então é mais uma das consequências das viagens/diferenças temporais que envolvem a ilha e o mundo exterior.


Além da expulsão de Charles, ainda tivemos outras duas cenas bem curiosas de se ver. Primeiro visualizámos como é que o Ben raptou a pequena Alex e tornou-se o seu pai. Em segundo lugar, vemos o porquê de ele estar todo negro no episódio 316 (5.06). Pensava mesmo que ele ia matar o Charlie, mas o Desmond conseguiu impedir que tal acontecesse (e o tiro?!). Por um lado, gostei do facto da Penny não ter morrido, mas por outro preferia que ele tivesse mesmo cumprido a promessa que fez ao seu inimigo.

Postado em: Lost



Sobre o Autor

Leave a Reply




If you want a picture to show with your comment, go get a Gravatar.

Real Time Analytics