Review Lost – 5.02 – The Lie
A mentira começou há três anos atrás e é lá que o episódio começa. No barco da Penny, os Oceanic 6, juntamente com o Lapidus e a própria Penny discutem a mentira que Jack arranjou quando estes avistaram uma luz no final da quarta temporada. É essa mentira que vai tornar Hurley num dos personagens mais frustrados (todos eles estão, mas nunca imaginei que o Hurley fosse estar assim tanto) e desapontado com os colegas. A promessa feita por ele aos restantes sobreviventes – quando eles precisarem de ajuda, ele não os vai auxiliar – irá dificultar o regresso dos Oceanic 6 à ilha. E isso já se comprova mais à frente!
De volta ao presente, continuamos a seguir as desventuras de Hurley e Sayid após saírem do esconderijo donde foram atacados. Sayid está gravemente ferido fisicamente e Hurley psicologicamente, não fosse o facto de ver pessoas mortas outra vez. Depois de Charlie, é a vez de Ana Lúcia dar de caras novamente. Que saudades que eu tenho dela! Quero mais um regresso, com a Libby de preferência a dar um ‘olá’ pessoalmente. Já que estão a trazer pessoas mortas ao de cima, que venha Mr. Eko e a Shannon. Não é pedir muito, pois não?
Embora o episódio seja mais centrado no Hurley e na tentativa falhada de Ben ‘recrutá-lo’, os outros Oceanic 6 também têm um certo destaque. Mas antes de falar dos outros, quero dizer mais uma coisa acerca do Hurley. Foi só eu que achei ele um autêntico banana na cena em que ele pega na arma (episódio passado) lá na varanda? Ainda por cima, não se mostrou muito atrapalhado a início. Se aquilo acontecesse comigo, acho que a primeira coisa que fazia era fugir a sete pés.
A Kate aparenta ter uma conversa ao telefone com uma pessoa misteriosa, mas vem-se a revelar ser a Sun. Ela está em Los Angeles, mas a fazer o quê? Algum trabalho do Widmore aposto, de modo a cumprir a promessa que fez a si própria: matar o Benjamin Linus. A conversa entre as duas leva mais para o lado emocional ao focar o marido da coreana. Sun está muito melhor nesta temporada como sendo uma personagem magoada, fria, calculista e até misteriosa. Yunjim Kim estava a precisar de uma mudança dessas!
Quem está verdadeiramente sinistro é o Ben. Neste episódio temos quase que a confirmação daquilo que alguns suspeitam: Locke, quando voltar à ilha, vai ressuscitar. Ao menos foi essa a impressão que deu quando ele foi ao talho de uma conhecida do mesmo, para ela guardar o corpo dele. Algo que está bem explicito em ‘The Lie’ e que contribui para toda a história de Lost é que Ben não está sozinho na sua jornada. Já deu para perceber que ele tem altos aliados, alguns até inesperados como a Mrs. Hawking.
É essa a tal senhora que eu aposto que possa ser a mãe do Faraday, mencionada a Desmond no final do episódio passado. Afinal de contas, ela é inglesa, tem um alto conhecimento em física, tal como Daniel e possui altas relações com Ben. Além disso, já deu para perceber que todos em Lost estão conectados de qualquer forma. Seria um parentesco interessante a explorar de certeza. Espero que assim seja. Quero mais Mrs. Hawkings na história de Lost! O grupo de Ben está a aumentar e cada vez mais percebemos que os Oceanic 6 são só uma ponta do iceberg do que há para mostrar. E ainda dá a sensação que eles são apenas marionetas dessa guerra entre os dois defensores da ilha: Ben e Widmore.
Na ilha, os restantes sobreviventes começam a acostumar-se ao que estão a viver e a grande pergunta é ‘Qual a época em que eles estão?’. Depois de vermos aquela luta entre um grupo ainda desconhecido e os restantes que agora lutam pelas suas vidas. A minha hipótese (e de muitos outros) é que esse grupo que atacou o ‘acampamento’ são os habitantes originais da ilha. Muitas surpresas estão por vir nos próximos episódios e a temporada está a me alegrar bastante.
O episódio foi mais comedido do que o outro, principalmente pelas cenas entre Hurley e Sayid, mas dá mais pistas do que está para vir. Como é que Hurley se vai safar da prisão? O que vai acontecer quando passar o prazo de 70 horas dado por Mrs. Hawkings a Ben? A quem é que este está a servir, ou seja, quem é o mentor de toda essa conspiração? Digo isso porque depois da conversa entre os dois veteranos, mesmo na última cena, dá quase a certeza que Ben não é o cabecilha de toda essa operação. Lost ainda agora começou e já está a dar voltas à cabeça!
Postado em: Lost