Review Glee 1.03 – Acafellas
Publicado por: Amanda Santoro em 05/10/2009 às 5:57 | nenhum comentário
Após um ótimo piloto, seguido pelo magnífico capítulo Showmance, Glee decepciona pela primeira vez em seu terceiro episódio. Acafellas não empolga, cumpre o papel burocrático a que se propõe fazer e traz uma seleção musical bem mal feita. Ao fazermos uma analogia com a tendência sexual da série, digo que o episódio piloto representou as preliminares, Showmance foi o próprio orgasmo, enquanto Acafellas foi a famosa broxada. Triste, eu sei, mas a vida tem dessas coisas, não é mesmo?
O episódio 1.03 começa com o clássico problema familiar do professor Will, mesmo que ele ainda não saiba da sua existência. Durante a visita dos pais, o pobre rapaz revela que a esposa Terri está grávida, quando na verdade tudo é uma mentira para segurá-lo. Obviamente Terri entra em desespero. Aposto minhas fichas que ainda veremos as estratégias malucas que a mulher colocará em prática para não ser desmascarada!
A conversa com o pai acaba por incentivar Will a formar sua própria banda, numa lembrança de que não devia ter abandonado seus sonhos. É aí que surge o Acafellas, um grupo formado por pessoas tão bizarras quanto o Glee Club. Arrisco-me a dizer que essa comparação era justamente a intenção dos roteiristas, fazendo com que as similaridades entre Will e Finn, agora, fiquem cada vez mais marcantes. Os dois primeiros – e fracos – momentos musicais do episódio acontecem justamente por meio do Acafellas, que canta This Is How We Do It (Montell Jordan) e Poison (Bell Biv Devoe).
A graça do capítulo começa realmente com o cover de Mercy (Duffy), interpretado pelo estonteante grupo Vocal Adrenaline. Os rapazes e garotas de lá, que em nada podem ser considerados bizarros, esbanjam sincronia e boa voz, mas ainda falta uma pitada de carisma. Atrevo-me a dizer que essa falta será crucial nos futuros regionais. É neste ponto também que conhecemos o coreógrafo Dakota Stanley, que no decorrer do episódio será contratado para coreografar o Glee Club no lugar do professor Will.
Apesar de bastante fraco, 1.03 – Acafellas coloca em pauta algumas coisas importantes e estranhas. O professor Will sai do Glee Club para liderar seu próprio grupo musical, mas no final do episódio ele volta em sua decisão. Parece que é uma tendência da série fazer com que as vontades coletivas prevaleçam em detrimento das individuais. Sobre o Acafellas, ainda podemos notar o ingresso de Finn e, posteriormente, de Puck, que acontece de forma bem inexplicável. Aquele papinho de “vou pegar mais mulher se estiver no grupo” não cola nem com minha avó, tornando ridícula a entrada de Puck no mundo da música por toda sua trajetória. Já com esta formação, os rapazes cantam I Wanna Sex You Up (Color Me Bad).
Passadas as partes burocráticas do episódio, algumas coisas legais também aconteceram. A conversa de Finn e Rachel sobre o beijo foi ótima. A menina afirmou em voz alta para o rapaz que ele tinha sentimentos por ela, mesmo que não tivesse coragem de admiti-los. A intervenção gay também foi hilária. Será que a Mercedes estava cega de amor? O Kurt é mais homossexual que o Elthon John, fato que finalmente foi abordado pelos amigos no final do episódio. No entanto, o momento mais tocante foi quando Rachel, mais uma vez mostrando sua liderança, despediu Dakota Stanley ao perceber a burrada que havia feito. Foi legal também ouvirmos ela elogiar pela primeira vez as coreografias do professor Will no final do episódio, assim como ver o lado humano de Quinn, que diz a Sue que não é preciso acabar com os outros quando se confia em si mesmo (adorei essa parte, afinal ninguém é totalmente bom ou mau, não é mesmo?).
O melhor momento musical ficou por conta de Bust Your Windows (Jazmine Sullivan), interpretada magnificamente por Mercedes. Aliás, toda aquela cena do car wash foi bem irreverente e garantiu a graça de um episódio que só não foi pior porque as estrelas de alguns jovens atores, mesmo que precocemente, já começa a despontar. Só espero que o roteiro melhore – e muito – no episódio 1.04.
Você tem Twitter? Aproveite e siga o @cineseries, e não deixe de assinar nosso feed para nos acompanhar em tempo real!
Postado em: Glee