Review Fringe 3.04 – Do Shapeshifters Dream of Electric Sheep?
Será realmente possível que “Fringe” fique melhor a cada episódio? A cada dia a trama fica mais intensa e misteriosa, mas ao mesmo tempo várias coisas começam a se elucidar. Este foi um episódio de importantes descobertas, principalmente no que diz respeito aos transmorfos. Descobrimos que o temível Newton, que nunca esteve tão impetuoso quanto neste episódio, é um transmorfo… E isso eu não imaginava.
Outro fato importante é que há transmorfos em todas as áreas do governo e da sociedade, então Peter e cia. não sabem realmente quão grande e poderoso é o inimigo. Vimos que um importante senador, que inclusive era amigo de Broyles, na verdade era um transmorfo. Ele sabia de todos os acontecimentos cercando pessoas do outro universo e passava importantes informações para Newton. Além disso, ele foi responsável por descobrir tudo sobre a verdadeira Olivia, para que a falsa pudesse copiá-la.
Há transmorfos que estão há anos vivendo no universo real, apenas esperando o momento em que serão úteis. E, apesar de serem em parte uma máquina, eles podem demonstrar sentimentos bem típicos do ser humano. Nós vimos que aquele policial, recrutado por Newton para recuperar os arquivos do transmorfo na pele do senador, não queria deixar sua família, tanto que se recusou a mudar de identidade e a feri-los de qualquer forma. Infelizmente isso não foi suficiente para mantê-los vivos. O senador também havia se integrado totalmente à nova vida. Era uma pessoa agradável, preocupado com a família e apaixonado pela esposa.
A falsa Olivia não consegue agir como deveria para fazer bem o seu papel. Ela é muito relaxada e sorridente. Ela não força a barra durante as investigações, o que a difere muito da verdadeira Olivia que sempre foi intensa e curiosa, levando seus casos até o fim, pressionando e forçando tudo para descobrir o que queria. Mas, o mais importante é que ela não é inteligente e sagaz como a verdadeira Olivia. Me estranha o fato de ninguém ter percebido nada ainda. Nós vimos que o Peter disse para ela que percebeu o quanto ela está diferente, porém não deu nenhuma demonstração de que desconfia que não seja ela.
É óbvio que nós sabemos porque Peter ainda não percebeu que algo está muito errado. O simples fato de ele estar apaixonado o deixa cego. Com sua inteligência, perspicácia e alto QI, só o amor poderia deixá-lo tão burro assim. E a falsa Olivia, depois da conversa que teve com ele, quando ele revela sua preocupação com seu novo modo de agir,foi bem esperta e ágil, e rapidamente descobriu o que tinha que fazer. O que poderia ser melhor para fisgar Peter de vez do que dormir com ele? Infelizmente ela conseguiu, e era o que eu mais temia. Para piorar a situação, ela está se habituando a esse universo e está se apaixonando por Peter. Tenho nojo de ver os dois juntos. Não suporto a cara dessa Olivia. Apesar de serem iguais na aparência, são muito diferentes no semblante.
Talvez a função de descobrir a farsa fique por conta de Walter. Por um breve momento, logo no início do episódio quando Broyles conta à Walter sobre a morte do senador, Walter comenta algo sobre o cabelo de Olivia e em seguida ela sai da sala. Quando ela sai, ele fica olhando para ela de forma estranha e desconfiada. Tenho minhas dúvidas se isso é apenas impressão minha, ou se Walter realmente desconfia de algo. Já tive a mesma impressão no segundo episódio.
Este foi um episódio especialmente maravilhoso para John Noble, que pôde elevar ainda mais a excelência de seu trabalho na pele de Walter. É extremamente agradável ver suas cenas, e o quanto ele sai de si mesmo e entra no personagem. No início do episódio nós o vemos dando uma espécie de palestra para outros cientistas na Massive Dynamics onde mostra todas as nuances de seu personagem, que foi uma ótima cena. Walter está se habituando à sua nova posição, de dono da empresa. Ele já tem seu próprio laboratório lá e parece estar muito feliz. Uma coisa que gostei, mas que ainda tenho dúvidas, é que Nina parece ter aceitado muito bem o fato de William Bell ter deixado toda a empresa para Walter. Detalhe: Pela primeira vez ele acertou o nome da Astrid. É muito bacana a amizade dos dois e a preocupação que ela tem com ele.
No final, depois de uma intensa perseguição Newton resolve se matar para proteger o segredo da troca das Olivias. Apesar de não confiar na falsa Olivia, e de já ter percebido o quanto ela está afetada pelo universo real, ele decide morrer. Sua lealdade ao universo que o criou é muito grande e esse deve ter sido o último episódio de Newton, já que ele não pôde trocar de corpo.
Acho que podemos esperar muito dessa temporada, que a cada episódio nos traz mais intensidade, repostas, mistérios e emoção. Com exceção do fato de sermos forçados a ver Peter com a falsa Olivia, esse foi mais um episódio perfeito de “Fringe.”
Não deixe de acompanhar com o Cineséries os reviews das principais séries, clicando aqui. E se você gosta de “Fringe”, acompanhe todos os reviews da série, clicando aqui.
Você tem Twitter? Aproveite e siga o @cineseries, e não deixe de assinar nosso feed para nos acompanhar em tempo real!
Postado em: Fringe