Era uma vez um detetive chamado… COLUMBO
Columbo foi uma premiada série policial dos anos 70, estrelada pelo ator Peter Falk, que revolucionou o gênero “histórias de detetives”. Até então os seriados e inclusive os próprios filmes cinematográficos, seguiam um determinado padrão, inteiramente “quebrado” por Columbo.
Ao contrário do que geralmente ocorre em filmes policiais, cada episódio sempre começava mostrando claramente quem era o assassino, bem como os detalhes sobre como havia sido cometido o homicídio.
No entanto existia um problema: ele montava um álibi que parecia perfeito. Aqui podemos dizer que foi a grande mudança provocada pelo estilo da série. Aquilo que aparentemente poderia desinteressar o espectador desafiava sua inteligência e ele, junto com o detetive, jogava uma partida de xadrez contra o culpado, na busca do xeque-mate.
Assim entrava em cena Columbo (o primeiro nome nunca foi revelado), tenente da Divisão de Homicídios da Polícia de Los Angeles, impreterivelmente vestindo um jaleco de gabardine surrado e dirigindo um carro velho, um antigo Peugeot. Embora falasse todas às vezes na esposa e sobrinho, estes nunca apareceram nos episódios. Era educado, cuidando para não ofender os suspeitos e, aparentando dispersividade, oferecia a impressão de que não possuía nenhuma chance de resolver o crime. Passava ao assassino uma falsa sensação de segurança, fazendo perguntas tolas e sem pretensões.
Apesar disso, aos poucos e metodicamente, apenas através da lógica, juntava os pedaços do quebra-cabeça a partir dos mínimos detalhes, sempre conseguindo desmontar o álibi e provar o crime, para grande espanto do assassino e até mesmo dos telespectadores.
Era um dos seriados que se revezava semanalmente no programa criado pela rede NBC, chamado de “Mistery Movie” nos EUA, e “Os Detetives” no Brasil. Os três seriados eram: Columbo, o Casal MacMillan, com Rock Hudson e Susan Saint-James e McCloud, com Dennis Weaver. A maior audiência era de Columbo, mas tanto McMillan quanto McCloud também foram bem aceitos. Em Portugal Columbo alcançou grande êxito na RTP no início da década de 80.
O hoje famoso Steven Spielberg dirigiu alguns episódios das temporadas, que contou com participações especiais de atores bastante conhecidos na época, tais como: Suzanne Pleshette, Ray Milland (Disque M Para Matar), Leslie Nielsen, Ross Martin (Bonanza), Robert Conrad (James West), Janet Leigh (Psicose), entre muitos outros.
Além da novidade narrativa, sem dúvida outro fator decisivo para o sucesso desta série foi a interpretação perfeita do ator Peter Falk, inimitável como o detetive inicialmente percebido como um “idiota” e aos poucos revelando seu enorme talento como investigador policial. Peter Michael Falk nasceu em 16 de Setembro de 1927, recebendo vários prêmios por Columbo, incluindo um Globo de Ouro de Melhor Ator de Série de Drama e quatro prêmios Emmy de Melhor Ator de Série de Drama.
O personagem Adrian Monk, do seriado Monk, foi possivelmente inspirado em Columbo.
Vale ressaltar que você pode adquirir as temporadas de Columbo clicando aqui.
Matéria escrita pela colaboradora Angela Pieruccini
Você tem Twitter? Aproveite e siga o @cineseries, e não deixe de assinar nosso feed para nos acompanhar em tempo real!
Postado em: Old School