Especial Harry Potter: O começo de tudo
Submarino.com.br

Especial Harry Potter: O começo de tudo

 

 

hp_pedra_filosofal_peq.jpgCom a data de estreia da primeira parte do último filme de “Harry Potter” se aproximando, não se fala em outra coisa a não ser na franquia. Nada mais justo, não é? E nós resolvemos trazer para vocês um pouco mais da história de “Harry Potter”, compartilhando algumas coisas bem interessantes!

 

 

Em 1997, o primeiro livro de “Harry Potter” chegou às prateleiras das livrarias da Inglaterra. E, por um acaso do destino, uma cópia de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” colocada para escanteio no escritório do produtor David Heyman chamou a atenção de sua secretária, que o levou para casa, e voltou completamente entusiasmada com a história. Heyman ficou intrigado e foi ver do que se tratava o livro, cujo título não o agradava, e também se encantou com a história. Rapidamente mandou uma cópia para Lionel Wigram, seu amigo e produtor executivo da Warner Bros.

 

 

Apesar dos receios com o custo de produção de uma trama mágica, com lugares tão bem detalhados como Hogwarts, a Warner Bros. resolveu investir na história, comprando os direitos para a realização dos quatro primeiros filmes por apenas 2 milhões de dólares, no que viria a ser, possivelmente, um dos melhores investimentos ever da empresa. Mas, naquela época, “Harry Potter” era apenas uma  saga de livros que não tinha um final certo, uma história sem conclusão, cujo o começo só os ingleses conheciam, e com medo de que o longa não fizesse sucesso, a Warner buscou uma parceria com a DreamWorks, que a rejeitou!

 

 

Mas o mundo dá voltas, os livros chegaram à América e explodiram no mundo, fazendo a DreamWorks voltar atrás e sugerir uma parceria com a Warner, que aceitou o novo acordo. Com 4 livros já publicados, a prioridade do estúdio,era rodar o primeiro longa. Até hoje, mais de 400 milhões de livros foram vendidos, em 69 línguas diferentes.

 

 

E o mais intrigante nisso tudo? A DreamWorks sugeriu ninguém menos do que Steven Spielberg para direção do filme

 

 

Acho que teria valido a pena para Spielberg dirigir o filme. Nós oferecemos, mas ele e a DreamWorks achavam que era apenas combinar alguns livros e animá-los. Afinal, foi por causa dos efeitos visuais, que a Pixar havia demonstrado que os filmes de animação podem ser extremamente bem-sucedidos. Por causa da magia envolvida, eles estavam muito interessados nos efeitos. Então não os culpo, mas eu não queria combinar os filmes, e queria que fosse live action“, revelou Alan Horn, presidente da Warner Bros.

 

 

Assim, Spielberg ficou de fora do projeto e foi comandar “A.I – Inteligência Artificial”, que teve como protagonista Haley Joel Osment, um dos cotados para viver Harry Potter. Curioso, não? E a saga dos bruxinhos fechou acordo com Chris Columbus, que dirigiu os dois primeiros filmes da franquia e participou da produção do terceiro, se afastando posteriormente para se dedicar a sua família. Nesse momento, onde todos acreditavam no projeto, foi a vez de J.K. Rowling, autora dos livros, ficar com um pé atrás, e se arrepender de ter vendido os direitos. Rowling apreciava o modo como os leitores usavam sua imaginação para preencher todos os pontos do universo de Potter, e receava que o estúdio limitasse isso nos filmes. 

 

 

Até hoje, os seis filmes já realizados, conseguiram contabilizar 5,7 bilhões de dólares em bilheteria, e mais 1,3 bilhão de dólares em vendas de DVD. O lucro total da Warner Bros. já passou de 1 bilhão, nada mal, não é? E além do dinheiro, o estúdio ganhou reconhecimento e admiração. E claro, a história transcendeu os livros, os filmes, e conseguiu até garantir um parque temático no Universal Studios Resort, em Orlando (EUA), o Wizarding World of Harry Potter.

 


Radcliffe, Rupert e Emma em ação no primeiro filme

 

É estranho pensar que tudo o que conhecemos sobre Harry Potter no cinema pudesse ter tomado um caminho totalmente diferente, e ter sido lançado em menos filmes e como uma animação. Não sei se consigo imaginar um longa da franquia sem ver os rostos de Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson, que na minha opinião, foram muito bem selecionados.

 

 

Agora, quase dez anos depois do lançamento do primeiro filme, a era “Harry Potter” está chegando ao fim para a Warner e para nós. As gravações já acabaram. Só nos resta esperar para conferir o desfecho dessa história nas duas partes de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, que estreiam dia 19 de novembro de 2010 e  15 de julho de 2011.

 

 

Depois disso, o que será que teremos pela frente?

 

Confira também: 

A Evolução dos atores de Harry Potter durantes os últimos anos

– Tapete vermelho da première de ”Harry Potter e as Relíquias da Morte – parte 1” em Londres

 


Você tem Twitter? Aproveite e siga o @cineseries, e não deixe de assinar nosso feed para nos acompanhar em tempo real!

 




Postado em: Cinema em Linhas



Sobre o Autor

A carioquíssima Mari (@marianamusa) vê sua lista de séries favoritas aumentar a cada dia, o que lhe permite poucas horas de sono. Para completar, ela ainda não perde uma estreia no cinema. Deixando o mundo televisivo de lado, ela é fissurada por tudo ligado a tecnologia, e também escreve no @insidetechno.

Comentários (5)

Carregando... Logando...
  • Logado como
What's up to all, the congents existing at this web site are actually amazing for eople knowledge, well, keep up the nice work fellows.
Heya i'm for the primary time here. I came across this

board and I find It truly helpful & it helped me out much.

I hope to offer one thing back and help others such as you helped me.
Wonderfujl work! Τhat is thhe type oof inffo tɦat shߋuld Ƅе shared ɑcross thhe web.

Shamje onn the searh enginhes foг not positioing tthis publish Һigher!

Coome οn ߋver and talk overr ԝith mƴ web site .

Thank yօu =)
Hello there, just became aware of your blog through Google,

and found that it is truly informative. I am going to watch out for brussels.

I'll appreciate if you continue this in future. Lots of people will be benefited from your writing.

Cheers!
Please let me know if you're looking for a article writer for your blog.

You have some really great posts and I believe I would be a good

asset. If you ever want to take some of the load off, I'd absolutely

love to write some material for your blog in exchange for a link back to mine.

Please shoot me an email if interested. Many thanks!

Postar um novo comentário

Comments by

Real Time Analytics